Palavra da Adibe

Planejamento em tempo de incerteza

Algum tempo atrás, o mundo andava bem devagar. Nós conseguíamos ver o alvo lá na frente, parado, e era só prepararmos ou fazer um planejamento para atingi-lo. Esse tempo não existe mais.

Nos tempos atuais, se você colocar em prática o seu planejamento tradicional, quando as etapas forem cumpridas, o alvo que queremos atingir já terá mudado de lugar há muito tempo e aí vamos errar.

No mundo em que tudo está mudando rapidamente, a única saída que temos é mudar com ele.

Se o alvo a ser atingido está se mexendo, a estratégia tem que se mexer junto, em tempo rápido e real.

Hoje em dia não basta mudar a estratégia da empresa, a estrutura também tem que mudar.

A nova regra é transformar ao máximo os custos fixos em custos variáveis.

No mundo dos negócios não temos algo que indique o caminho, não temos fórmulas, regras ou receitas para o sucesso, pois vivemos num mundo de incertezas e apostas.

Na realidade, num ambiente complexo, ninguém sabe antecipadamente qual o caminho a ser seguido.

Terá sucesso e vencerá aquele que conseguir com rapidez e risco baixo, realizar o processo de tentar e errar.

Toda empresa deverá estar preparada para passar por crises que mais cedo ou mais tarde chegam. Se a sua empresa não estiver preparada, comece a pensar, pois o maior gargalo de qualquer empresa, em sua maioria é o “custo fixo”.

Quanto menor, mais fácil vencerá a crise. Inovar é preciso e a inovação sugere erros.

O sucesso vem não para quem acertar sempre, mas para aquele que elimina mais rápido o que não funcionava.

Precisamos tomar cuidado com os recursos que colocamos no aumento da produtividade de um determinado lugar, sem que seja eliminado o gargalo de outro. Vai acabando em gerar investimentos e despesas operacionais, sem acrescentar nada para o aumento do lucro de sua empresa. Assim acaba sendo desperdício a curto e prejuízo a longo prazo.

Portanto, se você tem dúvidas, vamos procurar uma consultoria que possa ver aquilo que está aos seus pés.

A ADIBE tem como ajudá-lo a encontrar um consultor especializado para garantir o sucesso de seus negócios.

“Só não erra quem não faz”